PLANO DE AULA
CONTEÚDO: Leitura, Compreensão e Produção de Texto – Uso e funções da escrita nas práticas do cotidiano.
OBJETIVO: Acrescentar elementos descritivos, narrativos e dissertativos à imagem, refletindo sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano
CLASSE ENVOLVIDA: 7ª série (8º ano)
DESENVOLVIMENTO:
1. Leitura imagética e observação sobre quais situações a imagem exibida poderia representar, tais como: em jornal, na seção de artigos sobre cultura e fixada no mural da escola.
2. Exibição do vídeo, utilizando o projetor, mostrando um pouco do espetáculo circense.
3. Discussão acerca do que foi visto, coletando opiniões.
4. Produção escrita, utilizando as seguintes questões: a) após observar do que se tratava o espetáculo, produza um texto convidando um amigo para ver o espetáculo; b) Se você tivesse assistido ao espetáculo, como o descreveria a um amigo oralmente; c) Se você tivesse assistido ao espetáculo, como o descreveria a um amigo por meio da escrita; d) Se você fosse responsável por levar a sua turma ao espetáculo, como convenceria a todos.
5. Ao final, serão propostas as seguintes atividades:
Será tomado o vídeo como desenvolvimento de uma dissertação ao trabalho circense, analisando alguns pontos, tais quais:
Como seria a vida de um artista circense (lembrar aos alunos que por trás de um artista, muitas vezes, há uma família toda envolvida, que pode ou não ser composta por artistas, portanto, refletir sobre as condições de vida, o ambiente, etc.);
Como devem preparar suas encenações, ensaiar, etc;
Quais as dificuldades que os artistas devem enfrentar, se são bem aceitos pela sociedade, se enfrentam algum(uns) preconceito(s) e citar qual(is);
Qual será a melhor recompensa para um artista circense, quais alegrias eles devem sentir, etc.
AVALIAÇÃO: Serão avaliados aspectos como: coesão e coerência textual, alteridade, reflexão, aspectos gramaticais, criatividade.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário