Gestar II – Equipe Pugladas nas mudanças
Elementos estruturadores do texto argumentativo
Sequência Didática – 22.09.2009 (TP 4)
Conteúdo - Elementos estruturadores do texto argumentativo
Objetivo: Identificar e analisar os elementos que estruturam o texto argumentativo, partindo da premissa que esses são a base do estudo sobre o texto.
Turmas envolvidas- 7ª e 8ª série
Passo 1: Ler e discutir o texto “Quem lê mais escreve melhor?” de Walter Armellei Júnior;
Passo 2: Identificar as partes que compõem o texto dissertativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão);
Passo 3: Analisar os elementos estruturadores, entendendo a progressão temática neles;
Passo 4: Proceder leituras complementares de editoriais e artigos de opinião em jornais, discutindo-as e socializando-as em plenária;
Passo 5: Identificar os elementos estruturadores nas leituras complementares;
Passo 6: Produzir texto dissertativo-argumentativo a partir dos elementos estudados, observando-se a estrutura de cada um.
Passo 7: Socializar os textos, seguindo-se de produção de painel para exposição de idéias.
Texto- Quem lê escreve melhor? Sim (Walter Armellei Júnior)
A leitura influencia a escrita por vários motivos: o leitor toma contato com novas formas lingüísticas , enriquece o vocabulário , descobre mundos e amplia seus conhecimentos.
É praticamente impossível que um apreciador da leitura não consiga escrever bem.Mas não podemos nos esquecer de que ler exige certas habilidades . Para melhor aproveitamento, o leitor precisa ter capacidade de análise e interpretação.Só assim ele extrai substratos dos livros para seu texto.
Para escrever bem , é preciso ter posição crítica e fazer a leitura do mundo.E quem não lê geralmente fica limitado ao seu mundo .O jornal e os livros ajudam o indivíduo a conquistar novos conhecimentos .Além de enriquecer o vocabulário, ele pode ter contato com o universo .
A televisão pode ajudar a ampliar horizontes mas possui linguagem diferente da escrita. Parafraseando Drummond , diria que escrever só se aprende escrevendo.E lendo muito.
(Folha de S.Paulo,20de maio 1991)
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
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