LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I
CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA – TP4
PAGINAS DE DIÁRIO FICTÍCIO E REAL
Grupo: Cachoeirinha
Luís Eduardo
Maria Imaculada
Maria Lúcia Jacinto
Rosemary Raimundo
Setembro de 2009.
SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS EM GÊNEROS TÊXTUAIS
OBJETIVO: Identificar as características de uma página de diário.
Produzir texto fictício com apoio de imagem.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
· Ler o texto Camping (página de diário fictícia).
· Analisar o texto coletivamente.
· Ler o texto Dear Mimmy (página de diário real).
· Comparar os textos fictício e real.
· Destacar as características do gênero (forma, linguagem, objetivo).
· Observar, após as leituras, as características:
- relato de cenas assumindo o ponto de vista do autor;
- expressão de sentimentos, pensamentos e opiniões;
- subjetividade;
- linguagem informal;
- anotações datadas e, ás vezes, com horas.
· Analisar as fotos e orientar as produções.
· Produzir textos de ficção.
· Apresentar o texto produzido a outro estudante.
· Avaliar textos com base na ficha de avaliação.
· Compor mural com as produções.
TEXTO A – FICTÍCIO
Camping
4 de janeiro. Querido diário: amanhã vamos procurar um lugar para acampar. Não agüentamos mais essa cidade.
7 de janeiro. Querido diário: achamos um lugar maravilhoso para camping. É tão bonito que papai combinou com uns amigos para voltarmos.
11 de janeiro. Querido diário: foi fantástico. Havia mais de dez casais com crianças, apaixonados pela natureza. A primavera está uma beleza. Limpamos um pouco o local, derrubamos algumas árvores e agora há mais espaço para todos.
27 de janeiro. Querido diário: o camping está cada vez melhor. Os vendedores ambulantes descobriram nosso acampamento e agora se pode comprar de tudo lá. O número de famílias aumentou muito e já tem gente que nunca vi mais gorda. Os casamentos são sempre comoventes. Já tem churrasqueiras e sanitários.
3 de fevereiro. Querido diário: conheci um amigo, Paulo. O pai dele é dono de uma farmácia e isso foi sorte porque sempre se precisa de quem entenda de saúde no mato. E de quem entenda de matemática também. Ah, fizeram umas ruas pelo meio da floresta. Falam em instalar água e luz no camping. É mais conforto.
27 de fevereiro. Querido diário: instalaram água e luz em boa hora, porque o camping está tão grande que precisava mesmo. Os ambulantes decidiram que é melhor ficar fixo lá e montaram umas tendas que não fecham a semana inteira, de tanta gente que vai lá. Paulo disse que o pai dele vai botar um ambulatório lá.
FRAGA, J. G. Camping. In Ficção. Rio de Janeiro, abr. 77.
Questionamentos
Inserimos algumas frases impertinentes no texto. Quais são elas?
Quem você imagina que faz esse diário? Que elementos do texto lhe sugeriram tal autor ou autora?
Identifique a introdução do texto.
Onde, no texto, começa a “complicação”, embora o (a) autor(a) não se dê conta disso.
O texto original termina em 6 de dezembro. Escreva o que você acha que poderia ser o texto no diário no dia 6 de dezembro, que corresponderia à resolução.
TEXTO B - REAL
ZLATA (11 ANOS) COMEÇOU A ESCREVER SEU DIÁRIO EM SETEMBRO DE 1991, MESES ANTES DE A GUERRA ATINGIR SEU PAÍS, A BÓSNIA, E DESTRUIR SUA CIDADE, SARAJEVO.
Produção de texto
Você vai escrever uma página de diário ficcional que será avaliada por um colega da classe e afixada no mural. Sua produção deve ser inspirada por uma das imagens abaixo. Observe-as e discuta-as com seus colegas.
FICHA DE AVALIAÇÃO
Avalie o texto, levando em consideração estas perguntas.
Os fatos são narrados a partir do ponto de vista da pessoa que você escolheu?
O texto expressa os sentimentos, pensamentos e opiniões dessa pessoa? Apresenta subjetividade?
A linguagem do texto é adequada ao público leitor?
Há indicação de data?
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário