SEQUENCIAÇÃO DIDÁTICA
CONTEÚDO: Leitura e Compreensão de Texto do Gênero: Poema
OBJETIVO: Acrescentar elementos descritivos e narrativos à poesia “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, utilizando o vídeo.
CLASSE ENVOLVIDA: 5ª série (6º ano)
LEITURA DO DIA: Quadrilha
DESENVOLVIMENTO:
1. Exibição do vídeo, utilizando o projetor, mostrando apenas a imagem, sem áudio.
2. Leitura imagética com seus alunos.
3. Após concluido esses dois momentos, o vídeo será exibido novamente, porém, com o áudio ligado.
4. Análise da poesia, mostrando que ela tem duas partes distintas.
5. O professor aguçará a imaginação dos alunos, levantando questionamentos sobre a primeira parte da poesia, tipo: “Como será que era o João? Do que ele gostava? E a Teresa?", etc.
6. Depois, passará para a segunda parte, propondo questões: “Por que será que João foi para os Estados Unidos? E a Teresa, por que ela escolheu ir para o convento?”, etc.
7. Será tomado o personagem João, que na segunda parte da poesia foi para os Estados Unidos, e pedir aos alunos que o descrevam física e psicologicamente, dando-lhe alguma característica que justifique a sua ida para os Estados Unidos. Será feito o mesmo com a personagem Teresa, onde deverão descrevê-la física e psicologicamente, dando-lhes traços que justifiquem a sua atitude de entrar para o convento.
8. Ao final, serão propostas as seguintes atividades:
v Tomar os personagens da poesia e, na ordem original, descrever-lhes física e psicologicamente, dando-lhes características que justifiquem os fatos da segunda parte da poesia;
v Tomar a segunda parte da poesia e acrescentar elementos aos fatos descritos, de acordo com os traços característicos de cada personagem. Dar um (novo) final ao texto.
AVALIAÇÃO: Serão avaliados todos os aspectos: coesão textual, coerência entre a primeira e a segunda parte do texto, aspectos gramaticais, criatividade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário