sábado, 15 de agosto de 2009

Sequência Didática - Cursistas

Escola Corsina Braga – Ensino Fundamental e Médio
Língua Portuguesa – Curso Gestar II
TP3 – Gêneros e Tipos Textuais

Cursitas:
Josefa Cacilda Otília de Morais
Maria de Fátima Cintra Raimundo
Maria de Lourdes dos Santos Braga
Maria Dolôres dos Santos
Marta Lúcia Jacinto Cintra
Rosiane Maria Bezerra


Sequencia didática – Intertextualidade (12.08.2009)
Número de aulas: 06

Objetivo: Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro, observando a referência que cada texto faz a outro seja oral ou escrito.

1. Exibição sonora da música “Monte Castelo” de Renato Russo;
2. Discussão – Levantamento de Opiniões sobre a tipologia textual da música e sobre o tema abordado na música;
3. Apresentar e discutir o Soneto “Amor é fogo que arde sem se ver” de Luís Vaz de Camões;
4. Estudos sobre a estrutura poética do Soneto e sobre a Biografia de Luís Vaz de Camões;
5. Localizar na Bíblia, Capítulo 13 – 1ª Carta de São Paulo aos Conríntios;
6. Interpretar o texto da bíblia e confrontar com os textos “Monte Castelo” e o “Soneto” de Luís Vaz de Camões, observando-se as estruturas;
7. Estudar a tipologia textual do texto bíblico e características;
8. Produzir um texto intertextual quanto à tipologia textual e que faça referência a outrem já ouvido ou lido;
9. Socialização em plenária;
10. Comentários Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário